Saúde das crianças pode ser fortemente afetada pelas alterações climáticas

  • 02/12/19
Imagem do artigo

Os resultados do Lancet Countdown on Health and Climate Change, o estudo que relaciona a saúde e as alterações climáticas em cinco grandes domínios e 41 indicadores, foram apresentados em novembro. Segundo este estudo, a saúde das crianças nascidas hoje será profundamente afetada pelas alterações climáticas em diferentes etapas da vida. As condições atmosféricas extremas, a falta de segurança na água e nos alimentos, e a mudança de padrões das doenças infeciosas serão uma realidade cada vez mais frequente quando as crianças de hoje atingirem a idade adulta, e a poluição do ar será responsável pela morte prematura durante a adolescência.

A adoção de medidas que impeçam que a temperatura global aumente mais de 2 ºC, a meta estipulada no Acordo de Paris, é ainda um dos caminhos possíveis, segundo este estudo, para que as crianças nascidas hoje tenham uma saúde melhor ao longo da vida. Se nada for feito, prevê-se que, daqui a 71 anos, o mundo esteja 4 ºC mais quente, o que representa uma ameaça à saúde. O cumprimento do Acordo de Paris poderá trazer um cenário totalmente diferente e assegurar um futuro mais saudável para todos. Para tal, é necessário que 7500 milhões de pessoas aceitem este desafio enorme, que implica o envolvimento de todos: desde os decisores políticos às empresas.

A Roca, enquanto empresa consciente do impacto que os seus produtos podem ter para um mundo mais sustentável, já aceitou este enorme desafio. É através de materiais inovadores, tecnologias de vanguarda e funções que permitem poupar água e energia que a Roca prova o seu compromisso com a proteção do ambiente. E é através da sua Fundação, a Fundação We Are Water, que chega às mais diversas partes do Planeta onde é imperativo implementar soluções que permitam o acesso à água potável e a condições de saneamento, tudo por um futuro melhor para adultos e crianças.

A pensar nas crianças, a Roca desenvolve também produtos específicos, comprovando que o design não se resume à forma: pode ser igualmente sinónimo de mais higiene, mais eficácia, mais poupança. O design para as crianças é, aliás, o tema no site do Roca Gallery deste mês. Destaca-se a importância de se construirem infraestruturas adequadas que alcancem um equilíbrio entre a curiosidade inata das crianças e a necessidade de criar espaços seguros para a sua educação e diversão.

Leia a notícia completa aqui