A fotografia de arquitetura

  • 02/12/19
Imagem do artigo

Já são conhecidos os finalistas da oitava edição do Architectural Photography Awards 2019 e Lisboa está entre os quatro selecionados na categoria “sentido de espaço”

O Architectural Photography Awards 2019 é um dos mais conceituados prémios na área da fotografia de arquitetura. Este ano, receberam cerca de 2000 candidaturas provenientes de 42 países.

Entre os dias 4 e 6 de dezembro, as fotografias finalistas estarão expostas em Amsterdão, no World Architecture Festival (WAF). Será também durante estes dias que os visitantes poderão votar nas fotografias preferidas em cada uma das seis categorias: exterior, interior, sentido de espaço, edifícios em uso, mobile e portefólio.

A fotografia de arquitetura pode englobar muito mais do que a obra arquitetónica que serve de objeto. E, por isto mesmo, os júris da edição deste ano tiveram também de ter em conta a composição, o equilíbrio e a sensibilidade do fotógrafo para elegerem os quatro finalistas de cada uma das categorias. Lisboa está representada entre os finalistas nesta edição com uma fotografia da parte exterior do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), da autoria de Inge Shuster.

E por Lisboa também há muito a dizer sobre fotografia de arquitetura, nomeadamente sobre o trabalho de um dos mais conceituados arquitetos-fotógrafos atuais: Fernando Guerra. No dia 14 de dezembro, o Roca Lisboa Gallery recebe o evento “À conversa com Fernando Guerra”. Entre as 11 e as 12 h 30 min, teremos a oportunidade de saber mais sobre o trabalho e o percurso profissional do arquiteto-fotógrafo, numa conversa com a curadora da atual exposição patente no Roca Lisboa Gallery, a arquiteta Andreia Garcia.

Em dezembro, convidamo-lo a olhar para a fotografia de arquitetura. Junte-se a nós.

Leia a notícia completa aqui