Roca regressa à Fuorisalone em Milão, 17 a 26 de abril 2023

Descubra o pavilhão Nutura, uma passagem sinuosa e multissensorial produzida pela Roca e concebida por Benedetta Tagliabue – EMBT Architects

  • 17Abr
  • 26Abr
Imagem do artigo

A Roca regressou a Fuorisalone com o Nutura, um pavilhão inspirado na arquitetura de Barcelona do século XX e desenhado por Benedetta Tagliabue – EMBT Architects.

O pavilhão Nutura da Roca pôde ser visitado de 17 a 23 de abril no pátio da Universidade de Milão (Via Festa del Perdono 7, Milão), no âmbito do Fuorisalone 2023.

O design de Nutura ecoou a essência do Mediterrâneo e apresentou as últimas coleções Roca, Nu e Tura, dos designers espanhóis Inma Bermúdez e Andreu Carulla, que deram o nome à instalação.

 

Os visitantes embarcaram numa jornada multissensorial entre paredes ondulantes de madeira e cerâmica, onde pilares e persianas criaram um jogo de luz, sombras e texturas.

Os materiais naturais do expositor contrastaram com uma criação digital concebida pelos artistas Julia Ippolito e Joe Mortell, sob a direção criativa de Isern Serra. “Metaverso Mediterrânico: uma jornada onírica” apresentou uma terceira coleção para espaços de banho, Ona, através de um mundo surrealista de imagens fascinantes inspiradas pela paisagem, pelas cores e pela luz do Mediterrâneo.

Em linha com o tema Interni de Re-Evolução e a visão de sustentabilidade da Roca, todos os materiais utilizados na criação da instalação foram reaproveitados em futuros projetos.

Benedetta Tagliabue – EMBT Architects

Benedetta Tagliabue fundou o estúdio internacional EMBT Architects em 1994 com Enric Miralles. Com sede em Barcelona, ​​​​o estúdio também possui escritórios em Xangai e Paris.

Benedetta Tagliabue com a equipa EMBT Architects na Fundação Miralles © Paolo Fassoli

Os seus trabalhos mais importantes incluem o Parlamento escocês, em Edimburgo, o mercado de Santa Caterina, a sede da Gas Natural Fenosa e o Parque Diagonal Mar, em Barcelona, o pavilhão de Espanha na exposição mundial Expo Shanghai 2010 (vencedor do prémio internacional RIBA para melhor edifício, em 2011), o Centro Kálida Sant Pau, em Barcelona – que pertence à rede de centros internacionais Maggie.

Entre os trabalhos recentes, encontram-se a Igreja e Complexo Paroquial de San Giacomo Apostolo em Ferrara (Prémio Internacional Dedalo Minosse 2022), o showroom Ceramiche Ragno em Milão e a torre de escritórios ChinaTrust em Taichung. A EMBT está atualmente envolvida na construção da Fudan University Business School em Xangai, da estação de metro Clichy-Montfermeil em Paris (primeiro prémio no concurso) e da estação central subterrânea em Nápoles.

Na área académica, Benedetta Tagliabue é professora convidada na Universidade de Harvard, na Universidade de Columbia e na ETSAB de Barcelona.

É membro do júri de prestigiados prémios internacionais como o Pritzker Prize (desde 2014), o Princess of Asturias Award for the Arts, o Loewe Craft Prize, entre outros. Além disso, o seu trabalho recebeu o prémio RIBA Stirling (2005), o Prémio Nacional da Espanha (2006), o Prémio Nacional da Catalunha (2002) e o FAD (2000, 2003, 2007).

 

Outros eventos