Este website usa cookies próprios e de terceiros. Ao continuar a navegar, estará a aceitar a nossa política de cookies. Se preferir, é possível alterar as suas preferência no seu navegador.
Ciclo de conversas sobre Lisboa – Baixa Pombalina
Participação gratuita. Vagas limitadas.
A sustentabilidade aplicada ao projeto BIM
À conversa com Fernando Guerra
10/12/19
Roca Lisboa Gallery (Onde estamos)
- Arquitetura

Um ciclo de 12 conversas, onde cada uma será dedicada a um bairro de Lisboa. Pensar a arquitetura, as gentes e a diversidade cultural são apenas alguns dos tópicos destas conversas com diferentes convidados, com ligações a cada bairro.
Na 11.ª sessão do Ciclo de conversas sobre Lisboa, moderada pelo arquiteto Pedro Novo falou-se sobre a Baixa Pombalina numa perspetiva social, histórica e arquitetónica.
A Baixa Pombalina foi edificada por ordem do Marquês de Pombal, na sequência do terramoto de 1755. Caracteriza-se pelas suas ruas rectas e perpendiculares e pela monumentalidade dos seus edifícios, representativos de uma nova ordem social que valoriza a classe comerciante e financeira. Ao nível do edificado é um dos primeiros exemplos de construção antissísmica, com fundações abaixo do nível freático e uma estrutura interior de madeira, designada como “Gaiola Pombalina”, que foi projetada para distribuir as forças sísmicas. Outra notável inovação foi a construção da primeira verdadeira rede de esgotos domésticos, dando para colectores subterrâneos sob as ruas.