World Toilet Day: “Saneamento em conflito: Tornar o invisível, visível”

  • 14/12/22
Imagem do artigo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Saneamento, o Roca Lisboa Gallery recebeu no dia 22 de novembro, um evento que teve como principal objetivo sensibilizar para o facto de até ao dia de hoje, 3,6 biliões de pessoas em todo o mundo, ainda viverem sem condições nem acesso a saneamento (UN-Water, 2022).

O tema deste ano foi “Saneamento em conflito: Tornar o invisível, visível” e pretendeu debater uma série de questões que marcam a atualidade, relacionadas com a gestão do saneamento numa situação de conflito.

Falou-se de uma problemática intimamente ligada à crise hídrica e ambiental, questão frequentemente negligenciada e invisível que afeta as comunidades mais pobres e marginalizadas, assim como todos aqueles que passam por dificuldades extremas, guerras e desafios ambientais, adicionalmente estigmatizados por não terem locais com acesso a saneamento onde podem realizar as necessidades humanas básicas.

O debate, organizado pela We Are Water Foundation, teve como painel de oradores convidados: Carlos Garriga (We Are Water Foundation), Laura Korčulanin (Give a Shit Project), Ryan Phillips (Operation Water) e João Grilo (Sanitation and Water for All).

Estamos juntos na contínua sensibilização e procura por soluções integradas que permitam a estas comunidades terem uma melhoria na sua qualidade de vida e puderem usufruir de um serviço de saneamento administrado com segurança.

Reveja o evento aqui: Parte I Parte II