Os nossos outros sentidos — Ergonomia sensorial também na cultura

  • 09/10/19
Imagem do artigo

No passado dia 1 de outubro falámos sobre a importância de os pontos de venda encontrarem formas de despertarem emoções nos compradores. Mas esta é uma preocupação que não se restringe aos espaços comerciais, e começamos a ver espaços culturais a quererem proporcionar momentos incríveis aos seus utilizadores através de experiências sensoriais únicas.

Falamos do mundo em constante mudança em que vivemos e de como é fundamental estarmos constantemente atualizados para o acompanharmos. Foi o que fez a Spic, uma empresa da área digital, e a Universidade do Algarve: juntas criaram um sistema que permitem, por ora, aos visitantes do Museu Municipal de Faro “ver” uma obra de arte através de uma experiência sensorial incrível.

gadget que criaram permite aos visitantes sentirem exatamente o tipo de sensação que os autores das obras pretendiam transmitir. Sensações de calor ou frio, de sabores, vibrações… os cinco sentidos são todos postos à prova.

Tal como foram, no passado dia 1 de outubro, no âmbito do ciclo de conferências dedicado à ergonomia sensorial, acolhido pelo Roca Lisboa Gallery. Uma sessão em que os sentidos foram o tema de destaque.

Veja a notícia completa aqui