Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o compromisso de Lisboa enquanto Capital Verde Europeia

  • 30/01/20
Imagem do artigo

A Organização das Nações Unidas (ONU) traçou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estabeleceu 2030 como o prazo-limite para concretizá-los. O Planeta está no centro das metas traçadas à escala mundial: é preciso assegurar que um futuro digno para todos, nas mais diversas áreas, seja assegurado, tendo em conta a sustentabilidade, ou seja, os limites do nosso planeta. Cabe a cada nação definir internamente os planos necessários tendo em vista as metas e os indicadores claramente definidos pela ONU.

Um dos ODS diz respeito à educação de qualidade. Pretende-se, pois, que todas as crianças tenham acesso a ensino básico e secundário gratuitos, bem como assegurar o acesso igualitário e a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida. Todos os ODS estão interligados, mas o relativo à educação desempenha um papel importante na criação de conhecimentos e competências necessários para o cumprimento dos restantes objetivos. É aqui que a sustentabilidade também se insere: podemos aprender a ser sustentáveis, através da educação, da adoção de novos hábitos e da aplicação de práticas diferentes.

A sustentabilidade tem também estado no centro das ações da Roca: seja nos valores que adota, nos produtos e nas tecnologias que desenvolve, seja nas iniciativas que promove.

Além da sustentabilidade, os temas que se encontram na ordem do dia chegam também às instalações do Roca Lisboa Gallery, como é o caso dos referidos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da forma como o País se tem comprometido em fazer cumprir os mesmos.

No dia 28 de fevereiro, realiza-se o primeiro dos cinco workshops “Lisboa Circular”, em que se adota uma abordagem sistémica e regenerativa para analisar a infraestrutura de Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, tendo em conta os ODS da ONU. Cada um dos workshops terá um tema dedicado. Este primeiro workshop incidirá sobre a energia renovável e acessível. O sistema de água, a mobilidade, a comida e o lixo serão os tópicos reservados para os restantes workshops.

Para falar sobre o compromisso com os ODS da ONU, em específico no que respeita ao ODS7 relacionado com as energias renováveis, contaremos com a presença de Susana Guerreiro, da Sustainable Energy Youth Network e Asian Institute, num evento moderado por Laura Korčulanin.

Leia a notícia completa aqui Workshop Lisboa Circular. Inscreva-se!