O Roca Lisboa Gallery recebeu a 5ª edição do Roca One Day Design Challenge – Online edition

  • 06/04/21
Imagem do artigo

A 5ª edição do Roca One Day Design Challenge aconteceu no Roca Lisboa Gallery, adaptando-se, pela primeira vez, a um formato online.

O evento decorreu com toda a segurança, respeitando as diretrizes da DGS no que toca à conduta a tomar para minimizar o risco de transmissão do Covid-19.

Dado que todo o evento decorreu online, mantendo os participantes em segurança no seu espaço de trabalho privado, a adesão ao evento foi um sucesso, com mais de 300 participantes desafiados a apresentar ideias inovadoras para o espaço de banho.

O briefing deste ano, solicitava uma redefinição da peça urinol, passando a ser sem género, de forma a poder ser usado por qualquer indivíduo, independentemente da idade ou sexo.

Como habitual, o concurso decorreu a contrarrelógio, tendo os projetos de ser submetidos no final de oito horas de trabalho, cumprindo todos os requisitos exigidos.

O júri que avaliou os projetos contou com profissionais de renome do mundo do design e da arquitetura: a arquiteta Filipa Robina Pontes de Sá, designer de interiores no atelier Nini Andrade Silva; Bruno Pereira, arquiteto e diretor adjunto do atelier Saraiva Associados; Patrícia Santos Pedrosa, arquiteta, professora, investigadora e fundadora-presidente da Associação Mulheres na Arquitetura em Portugal; Bárbara Gomes, designer e Luís Melo, arquiteto, vencedores do primeiro prémio da edição portuguesa anterior do Roca One Day Design Challenge; e Jorge Vieira, managing director da Roca em Portugal. 

Os vencedores do primeiro prémio deste ano foram Sofia Vasco, com formação académica em Belas Artes e Beatriz Filipe, estudante da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa com o projeto Up&Down.

 

O segundo prémio, foi atribuído a João Barrulas e João Marques, ambos estudantes da Universidade de Évora com o projeto intitulado Wavy.

 

Em terceiro lugar ficaram Vitória Melo Alves da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e Luís Coutinho estudante do Instituto Superior Técnico com a criação de Peefree.