jumpthegap® — Prazo para participar é prolongado até 6 de setembro

  • 01/07/21
Imagem do artigo

A décima edição do concurso internacional de design da Roca propõe aos arquitetos e designers o desafio de desenvolver soluções sustentáveis para os espaços de banho. A entrega dos prémios terá lugar no dia 14 de outubro em Barcelona no inserida no evento City Festival da Barcelona Design Week.

O prazo para participar do concurso internacional de design da Roca jumpthegap® foi prolongado. Os arquitetos e designers de todo o mundo têm até 6 de setembro para enviar as suas ideias para os espaços de banho, ideias estas que devem contribuir para solucionar os desafios apresentados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Este prolongamento resulta da melhoria progressiva da situação relacionada com a COVID-19 em Espanha, o que permitirá celebrar a 14 de outubro de 2021 uma cerimónia de entrega de prémios híbrida no Roca Barcelona Gallery dentro do evento City Festival da Barcelona Design Week, de acordo com a tradição e o espírito do jumpthegap®.

Os participantes devem apresentar os seus designs através da página www.jumpthegap.net, tanto individualmente como em grupos de duas pessoas. O concurso, que é organizado em colaboração com o BcD — Barcelona centro de Diseño —, divide-se em quatro categorias: Bem-estar e saúde, designs que proporcionem novos níveis de conforto e tranquilidade a utilizadores e clientes, fomentando o equilíbrio e a harmonia; Design neutro, projetos que abordem com inteligência a diversidade (étnica, corporal, de género, idade etc.) e a grande variedade de capacidades mostradas pelos seres humanos; Água e energia, projetos que promovam o uso inteligente e consciente dos recursos do Planeta; e Crise e emergência, projetos que abordem um contexto de crise permanente através de materiais e tecnologias ágeis, viáveis e replicáveis, em qualquer mercado geográfico.

Os projetos serão avaliados por um júri composto por profissionais de renome, liderado pelo arquiteto japonês e vencedor do Prémio Pritzker de 2014 Shigeru Ban (presidente do júri), e onde se inclui também Somi Kim, diretora sénior de soluções para os cuidados de saúde da Johnson & Johnson (J & J) Design; Paul Priestman, designer, presidente da PriestmanGoode; Andrea Trimarchi e Simone Farresin, fundadores do estúdio de design Formafantasma; Deborah Seward, diretora do Centro Regional de Informação das Nações Unidas na Bélgica; Mariana Amatullo, presidente da Cumulus International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media; Isabel Roig, diretora executiva do BcD — Barcelona centro de Diseño — e presidente da World Design Weeks; e Marc Viardot, Corporate Marketing and Design Director do Grupo Roca.

Será entregue um total de 13 prémios: quatro prémios de 2000 euros para o vencedor de cada categoria, oito prémios de 500 euros para o primeiro e segundo finalistas de cada categoria, e um grande prémio de 5000 euros para o projeto “Best of the Best” (o melhor dos melhores), selecionado entre os quatro vencedores.

A décima edição do jumpthegap® marca uma nova etapa no desenvolvimento do concurso internacional de design da Roca, impulsionado pelos desafios fundamentais que enfrentamos hoje enquanto indivíduos e enquanto sociedade. O seu novo olhar para o futuro é inspirado nos desafios transversais colocados pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no domínio dos cuidados de saúde e higiene, da preservação do Planeta, do respeito pela diversidade e do acesso igualitário aos avanços tecnológicos. Os participantes devem apresentar projetos que sejam tecnologicamente viáveis, ofereçam um valor acrescentado no que respeita à inovação e mostrem diversidade, sustentabilidade, intemporalidade e adaptabilidade.

Mais informações, aqui