Entrega de prémios do Roca One Day Design Challenge

Imagem do artigo

A edição de 2023 do concurso Roca One Day Design Challenge regressou em grande ao formato presencial: com mais de 300 inscrições e projetos de muita qualidade.

O briefing deste ano desafiou os participantes a desenhar um produto ou solução que ajude as pessoas a realizarem as suas atividades de higiene (sanita, lavatório, duche) em cenários de catástrofes naturais como terramotos, furacões, inundações ou incêndios.

Os projetos foram avaliados pelo júri constituído por profissionais de renome no mundo do design e da arquitetura: a designer e professora Isabel Dâmaso, responsável pelo departamento de Design de Produto da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; a arquiteta Susan Cabeceiras, fundadora da Konceptness; o arquiteto Pedro Novo, fundador do atelier Pedro Novo arquitetos; Rosana Sousa e Sofia de=Francesco, vencedoras do primeiro prémio da edição anterior do Roca One Day Design Challenge.

Na sessão da entrega de prémios, que decorreu no Roca Lisboa Gallery, recebemos os  jurados da 7ª edição, os vencedores e respetivos convidados, para que pela primeira vez pudessem apresentar e debater sobre os projetos premiados. Os vencedores contaram como abordaram o briefing, como desenvolveram o conceito e como lidaram com o desafio de cumprir com todos os requisitos para uma entrega bem sucedida, e tudo em oito horas de competição em contra-relógio.