Dia Mundial do Saneamento: Acelerar a Mudança

  • 04/12/23
Imagem do artigo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Saneamento, que este ano aconteceu a dia 19 de novembro, a Fundação We Are Water organizou, no Roca Lisboa Gallery, uma mesa redonda que visou sensibilizar para o facto de, até ao dia de hoje, 3,5 biliões de pessoas em todo o mundo, ainda viverem sem condições de acesso a casas de banho seguras (UN-Water, 2023).

O tema deste ano, “Acelerar a Mudança” torna-se essencial no reconhecimento de que não estamos a fazer tantos progressos como deveríamos para cumprir a agenda 2030, sendo que no ODS 6 (água e saneamento) existe um abrandamento que devemos reverter. Foi com base neste cenário que iniciámos um debate cujo objetivo principal foi apresentar soluções que possam ajudar a combater esta realidade.

O aumento do tratamento de águas residuais, com um incremento de investimento e tecnologia no setor foi apresentado como o principal objetivo a atingir a nível nacional, assim como tornar a poupança de água como um valor que deverá ser transmitido entre gerações. Em suma, concluiu-se o debate com a ideia de que a chave para atingir os objetivos definidos está na cooperação entre todos os cidadãos, empresas públicas e privadas, instituições de ensino, e todas as áreas de conhecimento numa sinergia necessária para a evolução da humanidade.