Carlos Bessa Pereira em “Esperar Sentado… o design da cadeira em Portugal”

  • 14/12/22
Imagem do artigo

Naquela que foi a última entrevista desta edição do núcleo “Esperar Sentado…O design da cadeira em Portugal” o convidado foi Carlos Bessa Pereira, fundador da Galeria Bessa Pereira, fundada em 2011, desenvolve a sua atividade em dois segmentos do mercado da arte, design modernista e arte contemporânea, procurando promover e divulgar a criação portuguesa dos anos 50 a 70 expondo regularmente peças de autores consagrados de renome nacional e internacional.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas e Mestre em gestão e administração de empresas, Bessa Pereira iniciou a sua carreira profissional como investigador e docente universitário em Química Orgânica, na Universidade Clássica de Lisboa. Após 5 anos e na sequência da realização do MBA pela UNL desenvolveu um percurso profissional na área de análise de investimentos. Desde o início dos anos 90 esteve à frente de vários projetos empresariais no setor farmacêutico.

Tendo mantido sempre, e em paralelo, um projeto colecionístico no domínio da arte contemporânea e do design, em 2013 transformou este hobby num negócio ao abrir a Galeria Bessa Pereira, com o propósito de colocar em destaque a produção de designers de mobiliário em Portugal no período dos anos 50 aos anos 70. Ao longo dos seus quase 10 anos de existência, a Galeria tem mantido uma programação regular na área do Design, realizando diversas exposições chave. Para a comemoração dos seus 10 anos de existência (Abril de 2023) está prevista a abertura de um novo espaço em Milão.

Convidamo-lo a assistir à entrevista completa, conduzida pelo arquiteto e investigador, Pedro Novo, aqui.