Anunciamos os primeiros entrevistados

  • 03/12/20
Imagem do artigo

No início de novembro, apresentámos o núcleo de conversas “Esperar Sentado… O design da cadeira em Portugal”, com o intuito de referenciar o design nacional, através de um elemento único do mobiliário – a cadeira.

Revelamos os primeiros dois convidados de dez entrevistas únicas: o arquiteto e designer Nuno Ladeiro e o designer Marco Sousa Santos.

Nuno Ladeiro é licenciado pela Universidade Lusíada e terminou o Mestrado em Design Industrial na Domus Academy em Itália. Entre 1995 a 1998 foi Diretor do Plano de Pormenor 3 da Expo ’98 em colaboração com o arquiteto Troufa Real. Posteriormente, fundou o atelier Nuno Ladeiro, Arquitetura + Design, especializado na realização de projetos de urbanismo, arquitetura e design. Recebeu inúmeros prémios e menções honrosas nacionais e internacionais, ao longo da sua carreira.

Marco Sousa Santos desenvolveu projetos e coleções de design com autores nacionais e internacionais ao longo da sua carreira, conferindo uma nova visão ao design português, especialmente enquanto fundador e diretor da Proto Design e Experimenta Design. As suas obras foram exibidas em museus internacionais como o Victoria and Albert Museum em Londres, o MOMA em Nova York, a trienal de Milão e o salon du Meuble em Paris. Atualmente é professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se formou e fundou a Branca Lisboa uma marca de mobiliário de autor, onde trabalha com vários produtores portugueses.

As conversas contam ainda com a presença do arquiteto Pedro Novo, da Pedro Novo Arquitectos na qualidade de curador e entrevistador.

As entrevistas vão sendo reveladas na página de Instagram @rocalisboagallery_official. Mantenha-se a par de todas as novidades, através do link.

1ª entrevista já disponível, aqui