Água no centro da preocupação dos líderes mundiais

  • 28/02/20
Imagem do artigo

O Dia Mundial da Água celebra-se já no próximo dia 23 de março. Criado para assinalar a importância de desenvolver ações que visem sensibilizar toda a população para a necessidade de preservar e poupar a água, é também um momento de promover a reflexão e de incentivar à adoção das medidas certas.

Se, por um lado, há gestos simples que podem ser adotados no dia a dia e que têm um enorme impacto, por outro lado, há áreas onde é necessária uma ação profunda, como é o caso das zonas carenciadas e sem acesso a água potável.

Em qualquer um dos casos, a Roca tem desempenhado um papel fundamental: seja através do desenvolvimento de sistemas e de tecnologia que permite a poupança de água, seja através da implementação de iniciativas que visam fazer chegar a água às zonas carenciadas, através da Fundação We Are Water. A Fundação We Are Water nasceu com o objetivo de melhorar as condições de acesso a água potável e de saneamento em países carenciados e, ao longo dos últimos anos, tem estado envolvida em inúmeros projetos.

É através desta Fundação que a Roca, empresa líder em soluções para espaços de banho, assume o seu compromisso para com a sustentabilidade e alerta para a necessidade de encontrar soluções para uma melhor gestão deste valioso recurso.

A atuação da Fundação We Are Water vai no sentido das recentes recomendações da Reunião Anual do Fórum Económico, que se realizou no fim de janeiro. Esta reunião juntou vários líderes mundiais e, na sessão deste ano, foi dada especial atenção à problemática em torno da água. Estabeleceram-se três conjuntos de ações que devem ser adotados pelas grandes empresas enquanto parte do respetivo compromisso no combate à crise da água: gestão da água, conservação da água, defesa da água.

Será essencial a participação de todas as grandes empresas na definição de estratégias, no desenvolvimento de tecnologias e na implementação de práticas, tanto para assegurar a capacidade de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como para evitar que o “dia zero” aconteça no futuro.

Leia a notícia completa aqui