12 Serigrafias de arquitetos: conheça quatro dos autores da exposição

  • 03/11/20
Imagem do artigo

Em outubro, destacamos alguns autores da exposição “12 Serigrafias de Arquitetos”, que reúne as obras de arquitetos portugueses de renome internacional. A criação das serigrafias, revelou ser uma forma de ampliar o conceito de arte contemporânea e de associar a técnica da serigrafia à disciplina da arquitetura.

Na continuidade da edição anterior, destacam-se aqui outros quatro autores, retratados na exposição.

* Alexandre Alves Costa, licenciado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Colaborou com Álvaro Siza Vieira e diversos arquitetos portugueses, leccionando em inúmeras universidades portuguesas, sendo até ao momento Professor Catedrático Jubilado da Universidade do Porto. Autor e membro de conselhos editoriais, recebeu prémios de carreira pelos seus distintos projetos e intervenções patrimoniais.

* Fátima Fernandes, formada pela Escola Superior de Belas Artes do Porto foi professora e diretora de departamento, na Escola Superior Artística do Porto. Fundou o atelier Cannatá & Fernandes arquitectos lda, com Michele Cannatà dividindo a sua atividade profissional entre Portugal e Itália. Reconhecida pelos seus projetos e obras, foram presença assídua em várias exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais.

* Pedro Bandeira, licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, é atualmente professor na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. Representou Portugal na Bienal de Arquitectura de São Paulo em 2005 e foi parte integrante da representação portuguesa na Bienal de Veneza, no ano anterior. Recebeu o prémio SIM, por um dos seus trabalhos e é autor de uma antologia de projetos por si desenvolvidos, entre 1996 e 2006.

* João Carrilho da Graça, formado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, iniciou a sua atividade profissional em 1977. Foi professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Técnica de Lisboa, na Universidade Autónoma e na Universidade de Évora. Reconhecido arquiteto na cena nacional e internacional, recebeu diversos prémios e distinções ao longo da sua carreira, participando ainda em seminários e conferências em diversas universidades e instituições internacionais.