Habitação acessível, promoção e produção. Reflexões a partir do contexto português.

Evento presencial

12Mai
Imagem do artigo

Forum Internacional UIA 2022, marcou este ano presença em Madrid com o tema “Affordable Housing Activation: Removing Barriers”. 

A Roca, esteve empenhada em organizar um conjunto de eventos internacionais, nos espaços Roca Galleries (Lisboa, Madrid, Barcelona, Xangai e Pequim), para promover e dar visibilidade ao debate sobre o acesso a habitações mais dignas e adequadas.

Neste sentido, o Roca Lisboa Gallery recebeu na mesa redonda, o tema “Habitação acessível, promoção e produção. Reflexões a partir do contexto português”, inserida num dos tópicos estipulados no programa do Forum Internacional UIA 2022: “Barreira 05: Promoção e Produção”.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, reconhece a habitação como um direito fundamental, e no contexto da Agenda 2030, o Objetivo 11 do Desenvolvimento Sustentável inclui igualmente este direito. A Constituição da República Portuguesa no seu Artigo 65.º deixa também claro o direito universal à habitação digna.

A concretização deste direito encontra-se ainda a aguardar efetiva e universal concretização. Num contexto onde habitar é também o direito holístico à cidade, enquadrado pela urgência de se ter presente a dimensão da sustentabilidade social, ambiental e económica, propôs-se discutir heranças, estratégias e possibilidades nas respostas ao acesso pleno à habitação.

Moderação:

Patrícia Santos Pedrosa, arquiteta, investigadora (CIEG, ISCSP, ULisboa), professora (Universidade da Beira Interior), curadora e moderadora da mesa-redonda.

Oradores convidados:

  • Filipa Roseta, arquiteta e vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa.
  • Inês Lobo, arquiteta e coordenadora da Comissão Técnica de Habitação da Ordem dos Arquitectos.
  • Luís Mendes, geógrafo, Centro de Estudos Geográficos, IGOT, ULisboa.
  • Sandra Marques Pereira, socióloga, investigadora Dinamia’CET, ISCTE.

 

 

Outros eventos

Eventos anteriores