ADIADO – Gestão sustentável de água nas culturas ameríndias

Participação gratuita. Vagas limitadas.

13Mar
Imagem do artigo

O ciclo de conferências “Verde Água, Água Verde: A cidade e a Água” é organizado pela Artis – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras e pela Roca, e contará com a apresentação de Patrícia Alho, investigadora do Artis e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias.

A 1.ª sessão do ciclo abordará o tema “Gestão sustentável de água nas culturas ameríndias” e será apresentada por Luís Ribeiro, professor associado no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, com agregação no CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability.

O profundo conhecimento e respeito que as culturas ameríndias tinham sobre a natureza e, em particular, sobre a água, uma questão que foi expressa na gestão integrada do recurso, no desenvolvimento de tecnologias apropriadas e na existência de formas de organização social, permitiram o surgimento de sociedades bem adaptadas a diversos contextos ecológicos.

Para as estas sociedades rios, lagos e fenómenos meteorológicos que causam a chuva, a neve ou o granizo fazem parte de um universo cosmogónico e espiritual, que é vivido e reformulado diariamente permitindo a harmonia do cosmos. Por esta razão, estes os povos estão preocupados com o cuidado e protecção dos recursos naturais e, em particular, a água que representa o principal componente do seu complexo espiritual.

Outros eventos